A Igreja evangélica em crise!


“Sem imagens, pois não achei valido postar os rostos dessas criaturas, se tiver afim de saber quem são, da uma vasculhada na net.”

Não me escandaliza, mas me deixa com o coração triste a imagem da igreja evangélica atual, estamos vivendo em tempos de crise, e por mais que não queiramos admitir estamos precisando de uma nova reforma!

Passei alguns dias pensando se realmente escreveria sobre isso, mas é um assunto que tem muito me aborrecido, e cada vez percebo também que não só eu, mas o Espirito Santo de Deus está incomodado.

Segue minhas sinceras palavras sobre o assunto:

De certo tempo pra cá a nossa fé tem virado sinônimo de dinheiro, graves denúncias ligadas a grandes lideres repercutem em todo país, as acusações mais frequentes tratam de estelionato e crimes fiscais. Abrindo um parêntese, é bom deixar claro que assim como ocorre em todos os grupos da sociedade, há pecado também entre os evangélicos, e não estou aqui pra tentar separar o joio do trigo, até porque essa tarefa não é minha, e que os infelizes relatos aqui apresentados não representam a nossa convicção e fé, e que a priori, a pluralidade da nação evangélica ainda é constituída de pessoas honestas, às vezes até acima da média.

Quero iniciar por uma ordem cronológica, apesar de que, uma vez ou outra posso errar nesse quesito, é que não tenho uma boa memória em se tratando de data, mas enfim, vejamos como anda o cenário evangélico brasileiro:

Bispo Estevam preso nos EUA

pouco tempo atrás graves denúncias contra lideres da igreja Renascer repercutiram por todo Brasil, inclusive já tiveram prisão decretada, o casal Hernandes fruto de uma origem humilde, hoje é dono de uma grande fortuna onde acumula fazendas de 1,3 milhão de reais cada, e haras de 3 milhões, bem como vários imóveis de luxo pelo país e exterior, e os crimes? Ultrapassaram fronteiras! O autonomeado apóstolo chegou a passar uma semana no Federal Detention Center, complexo prisional localizado no centro de Miami que abriga presos acusados de cometer delitos federais, trazia consigo 56.000 dólares escondido até dentro da bíblia, dinheiro fruto de desvio. O FBI investiga seus “negócios” nos Estados Unidos e no Brasil é o Ministério Público em parceria com a Polícia Federal.

Após esse já conhecido escândalo, resta lembrar as matérias que foram destaques nas principais revistas da mídia crítica do Brasil relatando supostas fraudes também em igrejas neopentecostais, os líderes da Universal do Reino de Deus, por exemplo, não precisa nem falar muito, todos a já conhecem, os supostos desvios chegam aos milhões. O Patrimônio? Talvez pudéssemos começar por uma frota de pelo menos sete aeronaves que de vez ou outra é utilizada para transportar dinheiro, na maioria deles não declarado, a Igreja Universal tem um patrimônio e um faturamento de causar inveja aos mais bem-sucedidos empresários do mundo, um império bilionário! Creio que estamos fartos de saber sobre isso, que, aliás, se assemelha a muitas outras como a Mundial e da Graça.

É Visto que a maioria das acusações tem envolvimento com roubo, formação de quadrilha e briga por poderes dentro da igreja, isso se espalha por muitas outras denominações, parte delas estão sendo investigadas pela Polícia Federal e Ministério Público Federal.

Nação assembleiana já se decepcionou com seus líderes.

Ano passado, vésperas do centenário da Assembleia de Deus, maior evento pentecostal do país, evento a se tornar apoteótico em nossa história, um fato entristeceu seus membros, briga por poderes entre dois dos maiores líderes da denominação, uma vergonha! Abismaram a nação assembleiana! Bate-boca entre os dois era frequentemente presenciado por centenas de pastores nas convenções gerais. Para agravar o quadro, questões pendentes da Convenção Geral na área financeira estavam nas mãos da justiça, e não só isso, novas ações eram protocoladas, até de caráter criminal. O Ministério Público foi acionado a investigar diversas denúncias de desvio de dinheiro para o exterior, altos valores em transferências suspeitas, bem como desvio de finalidade, benefício próprio e de terceiros, ilícitos fiscais e de tributários, violação da Lei 9.613-98 (Dispõe sobre os crimes de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores; a prevenção da utilização do sistema financeiro para os ilícitos previstos nesta Lei…) e crimes contra a fé pública. Uma desonra a igreja! E a briga por poder? Deu só uma trégua. Os missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg (fundadores) estariam muito decepcionados.

 A revista Veja do dia (14/03), edição de nº 2260, traz duas matérias de nível nacional, dois escândalos mais graves envolvendo líderes de grandes igrejas.

O primeiro trata-se do Pr. Marcos Pereira, da Assembleia de Deus dos Últimos Dias, em um recém-instaurado inquérito pela Delegacia de Combate às Drogas do Rio o Pastor é acusado de encenações de cura pela fé, estupro, tortura de crianças e relações criminosas com marginais aos quais esbravejava promessas de “salvação do demônio”. Na investigação, um de seus homens de confiança durante mais de 6 anos diz que ele ficou claramente ao lado dos bandidos que engendraram a mais sangrenta onda de terror do Rio, em 2006, e pior, “ele queria que os bandidos tivessem até explodido a Ponte Rio-Niterói.

O objetivo era aparecer depois como intermediário salvador!” conta.

Marcos Pereira enrolado com a justiça

A Policia já colheu inúmeros depoimentos, as histórias se repetem aos mínimos detalhes, inclusive o Coordenador da ONG Afro-Regaae, José Junior, denunciou que o pastor tinha um plano para mata-lo, a informação vinha de membros da própria igreja. “Trata-se de um PSICOPATA” dispara Junior que hoje tem ao seu lado o Pr. Rogério Menezes, antigo braço direito de Marcos Pereira.

E os escândalos não param por ai, duas mulheres relatam shows de horrores do pastor, ambas dizem ter sido violentadas sexualmente por ele diversas vezes. À polícia, uma das moças afirma que ele obrigava as fieis de sua preferência a ter relações sexuais com outros homens, em orgias das quais também participavam. Constam ainda no inquérito crueldades contra crianças que o pastor mantinha sob sua guarda, uma delas de 7 anos teria pagado caro por testemunhar os abusos sexuais, o pastor agarrou-a pelos cabelos e lançou a cabeça no vaso sanitário.

Ex-garçom, hoje o pastor Marcos Pereira tem uma vida de luxo, comumente visto com um dos seus Rolex em punho, na igreja fundada por ele mesmo, constituiu um reinado em que proíbe refrigerante, rádio, televisão (apesar de ter um telão em seu gabinete) e remédios, já que ele mesmo se encarrega de curar! E os drogados ele dava dinheiro, filmava a turma em degradação e depois os levava para igreja como se estivesse os salvando, mas a mentira? Tem perna curta…

Mário de Oliveira está envolvido com vários crimes

O Outro caso repercutido pela Veja é a do Pastor Mário de Oliveira, Presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular, que hoje tem uma arrecadação estimada em meio bilhão de reais anual, o pastor está no sétimo mandato de dep. Federal. E as denúncias? De subverter tudo que qualquer religião proclama ao encomendar a morte de seus desafetos, ludibriar as instituições e enriquecer à custa de fiéis. Sua ex-cunhada, uma das pessoas marcadas para morrer, diz que ele “é PSICOPATA, um mentiroso compulsivo!”. Como deputado também é investigado desde 2008 pelo STF por formação de quadrilha, estelionato e falsidade ideológica, apuração feita inclusive pelo Ministério Público de Minas Gerais, que constatou ainda irregularidades na execução de convênios públicos destinados à recuperação de dependentes químicos. O pastor prometia curar os viciados somente com oração. Lógico, não curavam ninguém, mas embolsavam uma fortuna destinada ao programa.

Nascido em uma família humilde, Mario de Oliveira teve uma infância difícil, conta ter calçado um sapato pela primeira vez somente aos 14 anos. Hoje, frente a presidência da igreja realidade é outra, tem lotes, fazendas, carros de luxo e por ai vai… Em 2006 ele teria declarado ao TSE uma relação de bens no valor módico de 2,3 milhões de reais (somente no seu nome), já em 2010 o patrimônio teria caído para 687 000 reais. Não, o pastor não decidiu fazer voto de pobreza. O mítico Mário de Oliveira conta ter ficado deprimido, com medo de morrer, e por isso transferiu parte de seus bens para os sobrinhos.

Os mercadores do templo.

E assim caminha a nossa realidade: dinheiro, dinheiro, dinheiro, tudo envolve dinheiro! Nossos heróis da fé estariam no mínimo envergonhados, Jesus então já teria descido o “chicote”, assim como expulsou os mercadores do templo, hoje teria muito trabalho no Brasil. Nossas igrejas ainda crescem porque o propósito de Deus é grande com seu povo!

Em São Luís-MA, membros de várias denominações começam a protestar contra a má liderança de suas igrejas, inclusive uma das maiores denominações da capital está à beira de uma crise, o nepotismo religioso toma conta do cenário, onde a igreja virou negócio de família, e a liderança tem que ser passada de pai para filho. Onde está o chamado? Chegou a ponto dos jovens pedirem a retirada do pastor pelas redes sociais, será que precisamos realmente disso? Isso é vergonhoso!

Os irmãos que tentam se levantar contra isso é taxado como rebelde, os pastores que tentam levantar outra via de política eclesiástica limpa é tratado como divisor insurgente e por muitos como suicida, destarte a perseguição, a represália.

Pior, chega a ser comovente, a igreja implorar pela volta do mestre por já não suporta viver essa situação!

A Igreja evangélica está em crise, mas a palavra irá se cumprir, e os mercenários terão uma alta conta para prestar diante do grande juízo. Maranata ora vem Senhor Jesus!

Alguns dados foram coletados de artigos da revista Veja, sites em geral bem como algumas do meio evangélico.

13 Respostas

  1. Não entendi a proposta do artigo, mas deixa quieto. Se é para desabafar melhor seria dobrar os joelhos e fazer isso com quem pode realmente resolver. Pra mim esse texto liga nada a lugar nenhum. Não encontrei nada de espiritual aqui. Se quer uma sugestão de solução para o que o autor chama de problema. Espero que sua tristeza tenha terminado agora.

    • Amigo, fica a titulo de conhecimento.
      A vergonha que o evangelho tem vivido por estar sendo representando por pessoas despreparadas.
      Não podemos sentar e esperar a contecer mais e mais coisas.

      • Essa parte eu entendi. O que eu não entendi é onde você quer chegar. O que pretende com esse texto já que nenhuma sugestão para mudar esse quadro não apresenta. Neste texto você apenas enumera fatos que todos estão cansados se saber. Então pergunto: e dai? O que você acaba de escrever qualquer faz, até os endemoniados. Não seria interessante você dizer o que tem feito para que a situação se reverta? O que você tem feito para ser diferente deles? Por que erados ou não eles estão agindo, trabalhando, defendo o ponto de vista deles. E você tem feito o que além de enumerar fatos em artigo? Me desculpe mas ando cheio de tanto bla bla bla. Pregar a diferença é fácil, difícil é fazer a diferença. É minha opinião.

      • Você fala de pessoas despreparadas mas não mostrou estar preparado. Logo…

      • …Logo você acusador certamente está preparado.
        Me mostr suas obras..
        Escreva algo então que tenha impacto que eu publicarei sem problemas aqui no blog, inclusive informo os dados de quem fez a materia.

      • Acabei de lembrar que Deus não ouve gritos vazios. E de alguém que desafia outro a mostra sua fé sem obras que ele mostraria sua fé com obras. É mais ou menos isso.

      • Você pegar ar fácil! Eu não me propus a escrever nada de impacto quem fez isso foi você. A única que te pedi é para que fizesse isso direito, mas pelo visto você gosta de contestar e não de ser contestado. E outra quem fez este texto é quem está acusando eu não fiz acusação nenhuma. Mas fique tranquilo porque eu estou saindo a campo sim. Mas ainda estou sendo diferente, porque exigir a diferença dos outros é mole. Continue com seu blog comentando fatos enquanto realizo com atos. Fica com Deus.

      • Você diz: “A vergonha que o evangelho tem vivido por estar sendo representando por pessoas despreparadas.”
        Quando pergunto o que você tem feito para ser diferente dele você diz que eu sou o acusador. Quem julgou os outros despreparado foi quem, mesmo? Parece que você não lê o que escreve, ou então só escreve mesmo, porque praticar pelo visto está difícil.

      • Como preferir Anderson.

        Más como eu mesmo disse ao escrever, por conta de pessoas com pensamentos “mirrados” e visão turva que nós Evangelicos e Cristão estamos ai brigando e deixando de agir conforme a palavra de Deus ensina.
        Se quizer, tiver interesse pode adicionar-me no face e continuamos com uma conversa saudavel e madura por lá.
        Fica em paz e que Jesus nos abenções abundantemente.

      • Eu realmente estava disposto a aprender com você, mas pelo que vi você não tem nada para ensinar, afinal isso dá trabalho. Formar opinião dá trabalho. E é exatamente o que aquele a quem você critica tem feito. Por isso eles são líderes. Infelizmente se achar melhor que eles não muda nada.

      • Como você preferir amigo, o que não falta por aqui são pessoas dispostas a aprender, indepente de credo religioso.
        Espero que encontre alguém que lhe possa ensinar da maneira que você quer ouvir ou que melhor lhe agrada.
        Fica em paz.

      • Só mais uma coisinha. Me faz uma gentileza? Exclua meu e-mail do seu cadastro. Muito obrigado. Deus abençoe.

      • Você mesmo poderá fazer isso, clicando no icone que deverá aparecer no cantos inferior equerdo do seu monitor.

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: