Como evitar vírus e invasões de hackers?


O uso incorreto do computador pode abrir oportunidade para roubo de dados

E-mails pedindo dados pessoais e trocas de senhas bancárias são alguns dos truques mais usados por hackers. Não responder mensagens estranhas, não se cadastrar em sites que não possuam Política de Privacidade e utilizar um anti-vírus eficiente são armas que estão à mão do internauta.

O especialista em tecnologias de segurança de larga escala para internet, Marco Antonio de Mello, explica que é fundamental ter sempre proteção ativa no computador, por 24 horas. “Além disso, é importante nunca instalar nada que não conheça bem, mesmo que venha de e-mails de amigos”, explica.

Ele também indica não deixar as senhas no computador, em um arquivo específico. “Nunca grave em email, banco de dados ou em arquivos de texto que ficam no computador, especialmente com nomes como ‘senhas’ ou algo to tipo”, comenta.

Mas, infelizmente, não é somente isso que pode evitar que seu acesso seja utilizado. Para o especialista, é muito importante não responder solicitações de bancos, sem antes checar com a instituição. “Jamais responda a emails bancários que sugerem troca de senha ou qualquer tipo de acesso a sua conta. Ligue sempre para o seu banco e confirme a comunicação diretamente em sua agência”, esclarece Marco Antonio.

E este foi o caso do professor de educação física, Uriel Soares, que acreditou em uma comunicação supostamente do banco, não checou e inseriu os números solicitados. “Eu perdi R$ 500 porque entrei no site do banco e havia uma tabela de senhas vazia, mas com os seguintes dizeres: ‘conforme informado por telefone, sua chave de segurança expirou e você só conseguirá efetuar a entrada no site se colocar os números na tabela abaixo.’ E foi o que eu fiz. Sorte que nessa conta eu não tinha acesso a empréstimos e outras operações, mas perdi a quantia que tinha lá”, lamenta o professor.

O especialista em segurança da informação e continuidade de negócios, Jeferson D´Addario, explica que a maioria dos bancos investe muito em segurança de internet, redes internas e segurança da informação. “A probabilidade de se invadir um banco e pegar as senhas é muito pequena, teria que ser uma invasão com uma quadrilha de hackers (crackers) atuando ao mesmo tempo e com muitos recursos em todos os sentidos”, esclarece.

No caso do professor Uriel Soares, o banco conseguiu identificar o estelionatário, ofereceu suporte jurídico, trocou suas senhas e devolveu o dinheiro roubado. “Eles já sabiam quem era o golpista, pois já havia extorquido mais de 100 pessoas, mas sempre com contas inativas, com valores nunca superiores há R$1000”, conta ele que, mesmo depois do que aconteceu, continua fazendo transações bancárias e compras via internet, “mas agora somente com a certificação do local. Se não tiver certificação (às vezes até via telefone), não entro”.

A certificação citada pelo professor é um “S” no endereço principal da página (httpS://www) que indica que a página é segura e protege os dados dos usuários. “Isso quer dizer que seus dados serão transmitidos criptografados, evitando exposição a terceiros”, esclarece o especialista Marco Antonio de Mello.

Mas se mesmo com anti-vírus e ferramentas de proteção, o computador for invadido por hackers, Marco Antonio orienta que “se houver suspeita de invasão do seu PC, desligue o computador, desconecte o mesmo da Internet e procure ajuda de um profissional que possa limpá-lo corretamente”.

Além disso, se tiver um anti-vírus avançado instalado, este poderá reverter a situação. “Para isso, ele deve ter a capacidade de remover “root kits” – ferramentas utilizadas pelos hackers para assumir o controle de um PC uma vez tendo invadido o computador. Se houver suspeita de atividades criminosas, evidentemente procure as autoridades”, finaliza o especialista Marco Antonio.

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: