Problemas na relação amorosa?


Diálogo e confiança mútua podem resolver

Por Elliana Garcia

Quem nunca enfrentou uma crise na relação amorosa? E quem nunca achou que a razão estava do seu lado? Pois é, nessa área da vida, em que cada um quer ter a razão, como esquecer as mágoas, baixar a guarda e resolver os conflitos? Algo simples e esquecido pela maioria das pessoas, mas que pode colocar um ponto final nas desavenças, é uma boa conversa.

“O diálogo é a palavra de ordem nos relacionamentos amorosos, ainda mais quando o casal atravessa uma crise”, diz o psicólogo Silmar Coelho, doutor em Psicologia e Liderança pela Universidade de Tulsa, nos Estados Unidos.

De acordo com Coelho, todo e qualquer relacionamento amoroso passa por problemas. No entanto, a capacidade de lidar com cada um deles varia de casal para casal. “Quando as crises surgem, o melhor é conversar e confiar mutuamente. O diálogo deve ser mantido dentro de um relacionamento, principalmente quando uma das partes detecta um sinal de alerta. Quem não dá importância a esses sinais e não corrige o que precisa, certamente terá problemas maiores, pois eles aumentam de tamanho quando não confrontados”, afirma.

O que eles pensam

O psicólogo pontua também que diante de uma situação complicada, homens e mulheres não enxergam o problema de forma semelhante. “Nem sempre é simples fazer com que o parceiro entenda o que o outro sente, e, na hora da raiva, algumas pessoas perdem o controle, e consequentemente, a razão. Uma conversa sincera é importante, sem agredir ou culpar, mas sim, explicando o que se sente”, ressalta.

A exposição de sentimentos é um dos motivos de discussões entre alguns casais, pelo fato de que, mais uma vez, homens e mulheres pensam de maneira diferente. “O homem acha que provendo as necessidades da mulher está dizendo que a ama. Mas para a mulher essas coisas não bastam, pois ela precisa ouvir o tempo todo que é amada, já o homem não”.

Portanto, na concepção do psicólogo, o relacionamento deve ser construído com verdade. “Problemas todos os casais têm, mas vale o esforço e a tentativa para superá-los e fazer a relação ser melhor a cada dia. Uma relação saudável é construída todos os dias, com pequenos gestos e atitudes de respeito e amor”, finaliza.

Anúncios

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: