Traição no casamento


Não deixe acontecer com você

Por Elliana Garcia
eliana.garcia@arcauniversal.com

 

Claro que ninguém pode antever uma traição, mas, algumas atitudes diárias podem fazer com que pelo menos os riscos diminuam. “Ninguém trai da noite para o dia. Há muitas pessoas que não estão nem aí para a fidelidade, não podemos nos esquecer disso, mas há outras que dão valor e só procuram outra pessoa de fato quando percebem que o relacionamento naufragou”, diz a psicóloga Rita Dantas, doutora em psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

As águas turbulentas que fazem o relacionamento naufragar, na opinião da psicóloga, começam com pequenas gotas de indiferença, falta de diálogo e de demonstração de afeto. Segundo ela, se as pessoas de fato não quiserem passar por essa experiência dolorosa têm que alimentar o amor em vez de procurar atritos na relação. “Percebo que as pessoas reclamam do leite derramado. Muitas, se pudessem voltar no tempo, dizem que fariam tudo diferente”, acrescenta.

Então o que se pode fazer para que uma terceira pessoa não faça parte do relacionamento? “Zelar, cuidar, amar. Pode parecer até repetitivo, mas é aquela coisa de cuidar da plantinha, regá-la todos os dias para que não morra. Esse mesmo cuidado se deve ter com o relacionamento a dois”, ressalta.

Trocar o vocabulário

De acordo com Rita, os cuidados com o relacionamento têm que ser de ambos. “O casal tem que cuidar do relacionamento, ser educado, gentil, utilizar palavras brandas, amorosa e contar até 10 quando estiver nervoso, para não dar uma resposta atravessada a quem se ama”.

E para quem está atravessando uma crise. É possível recuperar o relacionamento? “Sempre é tempo de melhorar como ser humano, e nunca é tarde para melhorar o relacionamento entre o casal e fazer uma nova história, cheia de compreensão, carinho e amor. Diante de uma briga no relacionamento, não importa quem errou. É preciso deixar o orgulho de lado para tentar ser feliz.”, finaliza a psicóloga.

 

Anúncios

Deixe aqui seu comentário, ele é muito importante para nós !

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: