Para meditar – O filho


 

nouwen rembrandtUm homem muito rico e seu filho tinham grande paixão pelas artes, e tinham de tudo em sua coleção. Mas o jovem precisou ir para guerra, e morreu em batalha, quando resgatava outro soldado. O pai recebeu a notícia e sofreu profundamente a morte de seu único filho.

Depois de algum tempo, um jovem bateu à sua porta com uma grande tela em suas mãos e disse:

– O senhor não me conhece, mas eu sou o soldado por quem seu filho deu a vida, ele estava me levando a um lugar seguro, mas foi atingido, e morreu… Ele falava muito do senhor e de seu amor pelas artes.

Então o rapaz estendeu os braços e disse:

– Eu sei que não é muito, mas creio que seu filho gostaria que o senhor recebesse isto. Era um retrato pintado pelo jovem soldado.
Ele agradeceu, e ofereceu-se para pagar-lhe pela pintura.

– Não, disse o jovem, eu nunca poderei pagar o que seu filho fez por mim! Essa pintura é um presente.

O pai colocou a tela à frente de suas grandes obras de arte, e sempre que alguém visitava sua casa, ele mostrava o retrato do filho, antes de mostrar sua famosa galeria. Mas depois de algum tempo o homem morreu, e haveria um leilão de todas as obras de arte que lhe pertenciam.
O leiloeiro bateu seu martelo para dar início ao leilão:

– Começaremos o leilão com a tela ” O FILHO “. Quem oferece o primeiro lance ? – perguntou.

Houve um grande silêncio… Então alguém disse:

– Queremos ver as pinturas famosas !!! Esqueça esta !!!!

O leiloeiro insistiu:

– Alguém oferece algo por essa pintura ?  …Finalmente, uma voz: – Eu fico com ela.

Era o velho jardineiro da casa.

Sendo um homem muito pobre, não pode oferecer muito.

Então o leiloeiro soltou seu martelo e disse:

– Sinto muito damas e cavalheiros, mas o leilão chegou ao seu final.

– Mas, e as pinturas ? – perguntaram os interessados.

– Eu sinto muito, quando me chamaram para fazer o leilão, havia um segredo no testamento do antigo dono.

– Não seria permitido revelar esse segredo até esse exato momento. Somente a pintura “O FILHO” seria leiloada; aquele que a comprasse, herdaria absolutamente todas as suas posses, inclusive aspinturas famosas. O homem que comprou “O FILHO” fica com tudo !

Quem tem JESUS tem tudo, nada se compara ao amor de nosso DEUS para conosco, e nada pode pagar o que Ele fez por nós. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.( Jo 3.16)